7 dicas para ser mais sustentável em casa



A sustentabilidade é um tema recorrente atualmente, e buscar formas de poupar o meio ambiente deve ser um dever de todos. O que muitas pessoas ainda não perceberam é que é possível ser sustentável em casa, com medidas simples e práticas. Além de contribuir com o meio ambiente, essas atitudes também ajudam a economizar dinheiro no final do mês. Confira:

Luzes acesas

Deixar as luzes acesas em cômodos que não estão sendo usados gera muito desperdício. Por isso, além de desligar as lâmpadas ao sair de um ambiente, também vale a pena aproveitar a luminosidade natural durante o dia.

TV

Para quem tem o hábito de assistir a TV até adormecer, a dica é programa-la para desligar. Assim, se você adormecer, o aparelho não ficará ligado à toa.

Vazamentos

À primeira vista, os vazamentos podem parecer inofensivos. Afinal, o que são algumas gotas por minuto? Porém, se o problema persistir, os gastos poderão ser grandes. Nesse caso, vale salientar a necessidade de consertar o vazamento assim que surge. Também é imprescindível ficar atento à conta de água, pois quando há um vazamento interno ou cano danificado, não é possível detectá-lo tão rapidamente, apenas se houver um maior gasto.

Selo A do Procel

Se precisar comprar novos eletrodomésticos, invista naqueles que prezam pela economia, e que são indicados pelo selo A do Procel. Esses aparelhos gastam menos energia elétrica.

Geladeira

Usar a geladeira corretamente ajuda a gastar menos energia. Entre as medidas estão: abrir menos o eletrodoméstico, não colocar alimentos quentes dentro e esperar esfriá-los, e fazer o degelo conforme informações do fabricante.

Ar-condicionado

Já percebeu o quanto de água o ar-condicionado gera sempre que é ligado? Apesar de não ser filtrada, essa água pode ser usada em atividades simples do dia a dia, como limpar a varanda ou banheiro, lavar a roupa e até dar descarga.

Reutilizar

Reutilizar é uma das palavras mágicas quando o assunto é sustentabilidade, e serve para vários momentos. Por que jogar fora uma embalagem, por exemplo, se ela pode ser aproveitada para guardar algo? Vale a pena repensar o consumo e reaproveitar tudo o que puder em casa.