Checklist de mudança: planeje o que você precisa fazer para curtir o novo lar



Casa nova, vida nova, certo? Sim, mas para começar esta etapa com o pé direito você deve planejar sua mudança para que tudo corra sem stress.

Antes de mais nada, coloque no papel tudo que precisa fazer. Isto inclui anotar as medidas do novo lar para móveis maiores, como guarda-roupa, cama e armários de cozinha, e verificar o funcionamento de tomadas, assim como a voltagem do imóvel (110V ou 220V).

Ao fazer o orçamento da empresa ou carreto que vai transportar suas coisas, cheque a qualidade do serviço e busque referências com antigos clientes. Informe-se se a empresa também monta e desmonta armários de cozinha, estantes e guarda-roupas, caso contrário você terá que orçar este serviço separadamente e agendá-lo.

Não esqueça de evitar o estoque de alimentos perecíveis dias antes da mudança e lembre-se de vedar totalmente os potes com comida e frascos de medicamentos e perfumes. Ainda outra dica valiosa: aproveite esta fase de mudanças para doar o que não usa mais e comece a vida na casa nova com novos ares.

Há ainda outras tarefas que servem para qualquer lar. Sempre que você muda para um novo endereço, deve solicitar a alteração de titularidade das contas básicas para seu nome. Alguns contatos úteis para quem vive em São Paulo (capital):

Energia: É possível fazer isto no site AES Eletropaulo ou através da Rede de Atendimento Presencial. Não esqueça de retirar do seu nome a conta de energia elétrica do imóvel antigo. O telefone da Central de Atendimento é: 0800 72 72 120.

Gás: É possível trocar a titularidade da conta de gás através do site da Comgas ou pela Central de Atendimento: 08000 110 197. Assim como a conta de energia, não esqueça de retirar do seu nome a conta de gás do imóvel anterior.

Água: Em apartamentos, o mais comum é que a cobrança da água venha na conta mensal do condomínio. Porém, se este não for o seu caso, peça a troca de titularidade através da Central de Atendimento da Sabesp: 0800-0119911. Tanto para energia, gás e água, tenha em mãos o endereço, o nome completo e o RG do novo titular.

Telefone, Internet e TV: Entre em contato com a empresa que você contratou o serviço, mas não se esqueça de agendar com antecedência, para não ficar incomunicável durante/ pós a mudança.

Lembre-se de também alterar seu endereço em bancos, seguradoras, assinaturas de revistas e jornais, entre outros serviços, além de, claro, avisar parentes e amigos.

Por fim, verifique o horário de mudança do condomínio, de modo geral, costuma ser em dias úteis ou nas manhãs de sábado. E se você não for o primeiro morador do local, não esqueça de trocar a fechadura, garantindo que ninguém mais tem acesso ao novo lar.