Como decorar a sua casa usando caixotes de madeira



Os caixotes de madeira reformados são multiuso e podem virar peças úteis e estilosas para decorar a casa ou apartamento, deixando um ar mais rústico, bonito e diferenciado.

Para começar procura e restauração, você pode encontrá-los em feiras, mercados municipais, supermercados e marcenarias. Mas, como em algumas cidades a moda de customizar este material está em alta, muitos locais estão vendendo o produto, ainda que por preço baixo. Pagando ou não, verifique bem o estado de conservação, principalmente, se o caixote não possui fungos ou cupins.
Depois, basta retirar as farpas com uma boa lixa e pintar. Pensando no básico, os caixotes podem servir como cesto para livros, revistas e jornais, mesa de centro, criado-mudo ou sapateira. Juntando mais de um caixote também é possível fazer um hack diferenciado para a sala. Colocando rodinhas, todas estas peças ficam mais fáceis para mover pela casa e podem durar mais; se você for iniciante na arte de reformar móveis, peça ajuda de um marceneiro.

Agora, se a ideia é deixar os caixotes de feira no alto, alguns martelos e pregos podem transformá-los em boas estantes ou armários de sala ou quarto. No caso da cozinha e banheiro, não esqueça da importância de passar um verniz impermeabilizante para não mofar.
Atente-se também para a resistência dos caixotes de madeira; se a finalidade for transformá-los em bancos, por exemplo, é preciso optar pelos que aguentam mais peso, como os utilizados para carregar laranja. Veja também como forrar o assento com espuma e pano, para que fique confortável.

Onde houver boa iluminação, ainda outra forma de aproveitar as antigas caixas de frutas e verduras é pendurando na parede para colocar flores ou fazer uma horta vertical. Neste caso, também vale impermeabilizar, por causa da umidade que a madeira estará sujeita.