Dicas para aproveitar melhor o espaço de sua cozinha



Cozinhas sem muito espaço precisam de criatividade para permanecerem bonitas, limpas e com organização. Para isto, a dica número um é cuidar para que não haja excessos. Onde há pouco espaço, mantenha apenas o que for o suficiente. Muitos móveis, por exemplo, podem dificultar o acesso às coisas, especialmente se você tiver que dividir a cozinha com mais alguém. Lembre-se: menos é mais.

Em cozinhas com móveis planejados, o desafio fica um pouco mais fácil. Mas, se não for o caso, é possível utilizar prateleiras para distribuir melhor temperos e condimentos. Outra dica são ganchos de parede ou de teto, para utensílios de cozinha como panelas ou canecas. Mas atenção: apenas podem ficar fora de armários fechados os itens que você utiliza com certa periodicidade, para que sua cozinha não fique com ar de suja e empoeirada.

Adesivos nos azulejos são fáceis de aplicar e podem dar um tom todo particular para sua cozinha. Além disso, é possível reaproveitar latas (de leite, óleo, entre outras) como suporte, encapando com tecido ou papel contact. Uma pequena lousa na parede vale como um charme a mais e é bem útil para anotar o que precisa ser comprado.

Tons claros também ajudam na decoração de cozinhas pequenas, favorecendo a luminosidade. Mas se houver a possibilidade de aproveitar a luz natural de alguma janela, não perca a oportunidade tapando com armários e cortinas, pois luz do sol (sem excesso, claro) e boa ventilação ajudam a conservar os alimentos, combatendo bactérias e mofos.