Entenda as diferenças entre as lâmpadas e faça a escolha certa



A escolha da iluminação não é apenas visual, mas funcional. Cada tipo de lâmpada possui características específicas e conhecê-las ajuda a deixar o ambiente mais aconchegante. Confira:

Incandescentes

As lâmpadas incandescentes, conhecidas como “luz quentes”, foram proibidas de serem comercializadas no ano passado, por consumirem muita energia e terem curto tempo de vida útil. Os países europeus já haviam proibido o uso. A única vantagem dessa lâmpada é que ela tem baixo custo de aquisição.

Fluorescentes

Chamadas também de lâmpadas brancas, as fluorescentes sempre apresentaram melhor custo-benefício para o consumidor. Esse modelo possui vida útil de cerca de 8.000 horas, além de consumirem menos energia do que as incandescentes.

Halógenas

As lâmpadas halógenas são mais eficientes que as incandescentes, mas possuem vida útil menor que as fluorescentes. Esses modelos podem durar até 4.000 horas.

LED

De todos os modelos, a LED é a mais gera economia a médio e longo prazo. Porém, ela custa mais do que as demais. Essas lâmpadas duram até 30.000 horas e podem ser usadas no banheiro, no quarto ou em espelhos para ajudar na decoração.

 

Cor

Vale notar ainda que cada cor da lâmpada traz uma sensação. As lâmpadas brancas são indicadas para locais de serviço, como cozinhas, banheiros, escritórios e lavanderias. A cor branca remete a um lugar limpo e deixa as pessoas mais despertas. Já as lâmpadas amareladas causam maior sensação de aconchego, e são perfeitas para a sala e os quartos.