Ferramenta que ajuda a calcular o preço do aluguel



Agora você pode calcular o preço do aluguel de forma rápida e fácil antes de alugar o imóvel. Isso porque, uma startup desenvolveu uma ferramenta on-line capaz de auxiliar o dono de um imóvel a chegar em um preço justo para o futuro inquilino.

O funcionamento é bem simples: a partir do preenchimento de 10 questões rápidas sobre o imóvel, como o número de cômodos e área total, um algoritmo com inteligência artificial cruza características de todas as residências que já passaram pelo site da empresa. Usando o valor aplicado em contrato e métodos estatísticos, a calculadora estabelece um preço médio adequado. Quanto mais imóveis são cadastrados no site, mais preciso é o cálculo.

No momento, a ferramenta está disponível apenas para apartamentos residenciais em São Paulo e na região de Campinas. E a proposta é dar uma superajuda, uma vez que, sabendo o valor médio do aluguel, fica mais fácil para o proprietário fechar negócio. A informação também é útil para os possíveis inquilinos, que saberão os valores estimados dos imóveis e o que esperar das negociações. A grande vantagem é que iniciativas como esta beneficiam o mercado imobiliário, pois os contratos são fechados com facilidade, rapidez e conforto, economizando o tempo dos clientes e do corretor.