Opções de decoração para espaços pequenos



Hoje em dia, é cada vez mais comum a procura por apartamentos que não sejam tão grandes, principalmente quando se tratam de solteiros ou jovens casais. Só que quando o espaço é pequeno, às vezes há dificuldade para decorar o ambiente. Mas alguns truques podem ser bem eficientes para deixar o espaço do jeito que você gostaria. Não importa o tamanho, é possível que seu apartamento fique com mais estilo, independentemente do tamanho.

Para começar devemos analisar e observar quais são as qualidade, defeitos e necessidades do apartamento, assim vai saber o que precisa ser feito para melhorar o espaço. Você precisa avaliar alguns fatores, como iluminação, ventilação, estado do piso/parede/teto e prestar atenção em elementos como vigas, pilares, portas e janelas. Feito isso, siga as sugestões abaixo e decore com os elementos que preferir:

  1. Móveis planejados: Esta é uma boa opção para aproveitar bem os espaços. Com esses móveis, você consegue otimizar o ambiente e ainda esconder defeitos, como manchas e furos na parede.
  2. Piso: Escolha um único piso, de preferência liso, sem muitos desenhos e texturas. Isso ajuda a deixar o ambiente mais amplo criando uma melhor comunicação entres os espaços.
  3. Parede: Dê preferência a cores claras, pois elas ajudam a refletir a luz, tornando o ambiente mais leve e amplo. O ideal é escolher uma única parede para receber uma cor diferente, se puder escolha a primeira parede que vê ao entrar no cômodo, assim é possível criar um ponto focal e passar a sensação de que o espaço tem mais profundidade.
  4. Delimite ambientes: Crie uma divisória entre um local e outro. Para isso, utilize aparadores, estantes, cortinas, portas de correr, etc. Dessa maneira, você uma “barreira visual”, diferenciando um espaço do outro. Ajuda a manter a casa organizada e com aparência de mais ampla.
  5. Espelhos: Ótimos para aliados para ampliar o ambiente, funcionam muito bem em locais pequenos, pois ajudam a refletir a luz e a criar uma sensação de que o espaço é maior.