Vidros: alguns cuidados na hora de limpar



Janelas, box do banheiro, tampo da mesa, portas de armários. Qualquer casa tem vidros por todos os lados e é muito importante saber alguns cuidados para evitar acidentes domésticos e aumentar a durabilidade do material.

Para limpar os vidros e espelhos, utilize um pano macio umedecido em produtos de limpeza apropriados, e evite ácidos, alcalinos, amoníaco, cloro ou água sanitária. A aplicação deve ser feita em movimentos leves e circulares, para não arranhar o vidro. Em seguida, passe um pano seco, que pode ser uma camiseta de algodão velha, fazendo o mesmo movimento, para não manchar a superfície.

Vidros jateados dão um pouquinho mais de trabalho para limpar: não se podem usar produtos abrasivos ou coloridos, como sabão em pó ou detergente com essências. Por isto, limpe inicialmente com água e sabão neutro e, depois, misture água com um pouco de álcool. Os produtos limpa-vidros também estão liberados.

Pode parecer meio óbvio, mas sempre vale reforçar: nunca use facas e objetos pontiagudos para retirar as etiquetas e sujeiras dos vidros. E, se for limpar as janelas, procure fazer isto em dias nublados, pois a luz solar pode agir sobre os produtos de limpeza e causa manchas.

E uma dica extra: fique atento ao vidro do box do banheiro, observe, por exemplo, se há rachaduras ou se a guia da porta emperra com facilidade, especialmente depois de situações em que houve forte impacto na hora de abrir ou fechar o box. Na realidade, como é usado diariamente e pode causar ferimentos graves se quebrar durante a limpeza ou na hora do banho, recomenda-se fazer a manutenção do box do banheiro uma vez por ano e/ou informar, imediatamente, a assistência técnica caso note qualquer tipo de irregularidade.